sábado, 14 de abril de 2012

Tiramisù (da Signora Giuliana) - em Português

Ingredientes:
 
 
Para 6 a 8 pessoas:
 
5 gemas de ovos
300 g de «Palitos de La Reine» (ou «Palitos de Champanhe»)
450 g de (queijo) Mascarpone
150 g de açúcar
café amargo (cerca de 12 doses)
1 cálice de licor a gosto Aurum», «Contreau», etc.)
cacau em pó, amargo, para polvilhar o doce

Modo de preparação:

 
Bater o açúcar com as gemas de ovos, numa tigela, até se obter uma consistência homogénea e espumosa, que forma bolhinhas. Depois, juntar a este preparado o (queijo) Mascarpone, misturando bem, mas fazendo-o delicadamente. Adicionar o licor e misturar bem, de modo a voltar a obter uma consistência homogénea.

Escolher um tabuleiro rectangular, de porcelana ou de vidro (ou de outro material), no qual será colocado e servido este doce.

Colocar uma camada do creme que se preparou, no tabuleiro. De seguida, ir mergulhando no café quente os «Palitos de la Reine» (ou «Palitos de Champanhe») necessários para colocar sobre o creme que está no tabuleiro, virando-os bem de um lado e do outro, e formando uma camada. (Eu não gosto de molhar muito os palitos em café, para não saberem muito a café.) Ir distribuindo o creme e os biscoitos restantes, no tabuleiro, formando camadas alternadas, sendo que a última deve ser de creme.

Polvilhar a última camada de creme com pó de cacau, usando um pequeno coador.

Levar ao frigorifíco, pelo menos, durante oito horas.
 
Atenção: De preferência, este doce deve ser feito com um dia de antecedência em relação ao dia no qual se quer servir a sobremesa.


Nota: Este doce deve estar pouco tempo ao ar livre, devendo colocar-se no frigorífico.

Servir e... apreciar!!!




Receita que me foi dada, em Italiano, pela Signora Giuliana Stocco - cunhada do Pe. Luís (Padre Alvise Salvan), esposa do Signor Olivo Salvan (irmão do Pe. Luís) - a 01.Novembro.2003 (Sábado)  - Dia de Todos os Santos - em Sarzan (Rovigo (Veneto) (Itália))), depois de eu ter provado o que ela fez para a sobremesa do almoço.

PS: Esta é uma tradução da receita original que tenho, na parte dos Doces («Dolci»), no caderno espiral de Receitas Italianas do «Il Ricettario di Casa, con 104 ricette di base. Appunti del Cuore», e está um bocadinho... mais "detalhada".






Sem comentários:

Enviar um comentário