quinta-feira, 5 de abril de 2012

Pudim de Leite Condensado (O "das latas" de leites.)

Este é o meu Pudim preferido!!! E apesar de ter leite condensado não fica demasiado doce.

Ainda hoje, ou melhor, ontem (4ªf) o fiz com a minha Mãe. Eu preparei o  composto do pudim. E a minha Mãe fez o caramelo e colocou-o no interior da forma (, acho que porque eu sou "1 bocadinho perigosa" com as queimaduras)!!! Estava uma... delícia!!!


Ingredientes:

Para o "creme" do pudim:

1 lata de leite condensado
2 medidas de lata (do leite condensado) de leite de vaca
6 ovos



Para o caramelo:

100 g de açúcar
1 colher de sopa de água

Modo de preparação:
  • Deitar o de açúcar e água num tachinho pequeno, e levar ao lume para fazer o caramelo. (Ver o ponto de caramelo em «Pontos de Açúcar».) Não deixar ficar muito escuro.
  • Espalhar o caramelo pelo interior da forma de pudim, se necessário, com a ajuda de uma colher.
  • Colocar numa tigela os 6 ovos (inteiros), o leite condensado e o leite de vaca. Bater tudo com as varas, sem bater muito, uma vez que os ingredientes devem ser apenas misturados.
  • Verter o conteúdo do preparado anterior dentro da forma de pudim.
  • Tapar a forma de pudim com a sua tampa.
  • O pudim pode ser cozido no forno ou ao lume. Se for cozido no forno, basta colocar a forma (tapada) dentro de um tabuleiro com água, e levar ao forno a cozer durante cerca de uma hora. Se for cozido ao lume, deve ser colocado dentro de uma panela maior (que depois também se tapa), com água, e cozer durante 1 hora. Quer num caso quer no outro, o pudim coze em «banho Maria».

Nota: Para ver se o pudim já está cozido basta agitá-lo um pouco e ver se ele já não tem "tremuras como a gelatina".
  • Desenformar o pudim quando ele já não estiver quente, colocando-o num prato de servir com beiras, para não virar o molho.


Servir e... apreciar!!!



Receita da minha Mãe!!!




Sem comentários:

Enviar um comentário