sexta-feira, 20 de abril de 2012

Bolo-Rei (1)

O Bolo-Rei  é o bolo preferido do meu Pai!!! E hoje o meu Pai faz... 77 anos!!!

Ingredientes:


Para o fermento:
100 g de farinha de trigo
60 g de fermento de padeiro
1 dl de leite


Para completar o Bolo-Rei:

6 ovos + 1 ovo para pincelar
225 g de açúcar
açúcar em pó
225 g de margarina
800 g de farinha de trigo + farinha para polvilhar  a massa + farinha para polvilhar o(s) tabuleiro(s) + farinha para envolver as frutas cristalizadas
raspa de 1 laranja
1 pitada de sal
200 g de frutas cristalizadas
30 g de passas
20 g de miolo de pinhões
20 g de miolo de nozes
20 g de miolo de amêndoas
20 g de miolo de avelãs
1 cálice de Vinho do Porto (ou de Brandy)
1 fava, se se desejar
geleia para "pintar" as frutas cristalizadas da decoração, se se quiser que fiquem brilhantes




Modo de preparação:


1º) Efectuar os seguintes preparativos, assim:
  • Colocar de parte algumas das frutas cristalizadas para decorar o bolo. Essas frutas serão cortadas às tiras.
  • Cortar as restantes frutas cristalizadas aos pedacinhos muito pequeninos, e polvilhar esses pedacinhos com um bocadinho de farinha.
  • Cortar também, aos pedaços, o miolo das nozes, das amêndoas e das avelãs.


2º) Preparar o fermento do bolo, assim:
  • Levar o leite ao lume, até ficar morno.
  • Dissolver o fermento de padeiro no leite morno.
  • Colocar em cima da mesa, ou numa bancada, as 100 g de farinha, e amassar o fermento com a farinha. Quando estiverem bem amassados, formar com eles uma bola, na qual se dá um «golpe em cruz», e que depois se deixa a levedar.
3º) Acabar de preparar o «Bolo-Rei», assim:
  • Colocar as 800 g de farinha sobre a mesa, e abrir-lhe uma concavidade bastante larga, ao centro. Deitar nessa concavidade a margarina, as 225 g de açúcar e a raspa de laranja, amassando estes três últimos ingredientes, muito bem.
  • Continuar a amassar muito bem a margarina, o açúcar e a raspa de laranja, adicionando-lhes o fermento que previamente se preparou, e os ovos, um a um, ligando tudo muito bem. De seguida, juntar-lhes o cálice de Vinho do Porto (ou de Brandy), continuando a amassar tudo muito bem.
  • Envolver o preparado anterior com os 800 g de farinha que estão à sua volta, e amassar tudo de forma enérgica, "cortando" a massa com as mãos e batendo-a vivamente, de modo a ficar fofa e leve, até que, com a ajuda de um pouco de farinha, se descole da mesa. "Raspar" muito bem as mãos e a mesa, até que a massa se desprenda delas.
  • Com as mãos, estender ligeiramente a massa, formando um círculo ou um quadrado com cerca de 3 cm de altura. Espalhar, por cima desta massa, as frutas cristalizadas e as frutas secas, "polvilhando-as". Amassar tudo, envolvendo muito bem todos os ingredientes e, depois, formar uma bola. Colocar esta bola dentro de uma tigela "grande", e deixá-la levedar em ambiente aquecido, tapando a tigela com um pano, até que duplique de volume.
  • Logo que a massa tenha acabado de levedar, colocá-la em cima da mesa e pesar porções de 800 g cada uma, pois cada uma dará um Bolo-Rei de 1 kg. Formar uma bola com cada uma dessas porções.
Nota: As quantidades indicadas chegam, normalmente, para se fazer 2 Bolos-Rei que, depois de prontos, ficam com 1 kg cada um. "Mas", se se preferir, pode-se fazer 1 Bolo-Rei que, depois de pronto, fica com 2 kg.
  • Com as mãos, abrir ao meio cada uma das bolas e dar-lhe a forma de Bolo-Rei (em argola). Se se desejar, introduzir-lhe a fava, fazendo um pequeno golpe na massa e colocando a fava lá dentro, tendo depois o cuidado de alisar a superfície do bolo.
  • Colocar cada uma das "argolas" de massa num tabuleiro de ir ao forno, previamente polvilhado com farinha, e deixar a massa dos bolos levedar mais umas horas, até o seu volume  duplicar (ou mais), de novo.
  • Depois de as "argolas" de massa terem levedado, bater 1 ovo, e pincelá-las com o ovo batido, mas muito ao de leve, para não as deformar.
  • Decorar as "argolas" de massa, com as frutas cristalizadas que se reservou para esse efeito, e com "montinhos" de açúcar em pó.
  • Levar cada um dos bolos ao forno, para cozerem em forno médio, durante 20 a 25 minutos. Cada um dos bolos deverá ficar lourinho e bem cozido. Para verificar se os bolos estão bem cozidos passados os 20 a 25 minutos de cozedura, espetar-lhes um palito. Se o palito sair sequinho é porque o bolo já está cozido.
Nota: Dependendo do tamanho do forno, poderá ter que se levar os bolos a cozer ao forno separadamente. Se o forno for suficientemente grande, poderão levar-se os dois bolos ao forno simultaneamente.

  • Quando estiverem bem cozidos, retirar os bolos do forno.
  • Se se quiser que as frutas cristalizadas que decoram o bolo fiquem brilhantes, pode-se "pintá-las" com geleia, de preferência, logo que os bolos sejam retirados do forno.
  • Deixar os bolos arrefecerem.
  • Colocar cada um dos «Bolos-Rei» num prato de servir.

Servir e... apreciar!!!


ATENÇÃO: É sempre muito importante deixar a massa levedar muito bem nas duas vezes em que ela repousa.


Receita do «Bolo-Rei» das  páginas 19 a 21 da «TELEculinária e doçaria» «Especial de Natal», do Chefe António Silva, no 1º Volume (do número 1 ao 52).






1 comentário: