terça-feira, 17 de abril de 2012

Bolo das Rosas (com Frutas Cristalizadas), da D. Manuela, da Gabela (Angola)

Bolo das Rosas com frutas cristalizadas!!!

ATENÇÃO: Parte da massa deste bolo tem que levedar de um dia para o outro! (Normalmente, as massas levedas, deste tipo, levedam muito melhor quando a temperatura ambiente é quente ou, pelo menos, quando não está não frio!!!)

Ingredientes:
2 ovos
2 colheres de sopa de açúcar + açúcar para polvilhar a massa
250 g de margarina
1 chávena almoçadeira de leite
1 chávena almoçadeira de farinha  + farinha para utilizar até se poder «tender a massa» (cerca de 0,5 kg) + farinha para polvilhar a forma
1 colher de sobremesa de fermento
250 g de frutas cristalizadas
margarina para untar a forma



Modo de preparação:

Untar, muito bem, uma forma com margarina (ou manteiga) e depois polvilhá-la com farinha.

Nota: A forma tem que ser cilíndrica e deve ser deve ser "larga".

Cortar as frutas cristalizadas aos pedacinhos.

Numa tigela "grande", desfazer o fermento no leite morno. De seguida, misturar-lhes a farinha da chávena almoçadeira e deixar este preparado levedar, na tigela, de um dia para o outro, tapando a tigela com um pano.

No dia seguinte, juntar à massa, que ficou a levedar, os ovos, o açúcar e 2 colheres de sopa de margarina, misturando tudo muito bem. Aos poucos, ir deitando alguma farinha (os cerca de 0,5 kg), até que a massa não se cole às mãos.

Depois de o preparado anterior estar bem amassado, tapar a tigela muito bem, com um cobertorzinho, e deixar a massa descansar durante 4 a 5 horas, dependendo da temperatura ambiente. Quanto mais frio estiver maior deve ser o tempo  de descanso da massa.

Passadas essas horas de descanso, estender a massa muito bem, em cima da mesa ou de uma bancada, com a ajuda de um rolo da massa, formando um rectângulo. Barrar essa massa (estendida) com a margarina restante, e polvilhá-la com açúcar. De seguida, espalhar sobre ela os pedacinhos de fruta cristalizada.

Enrolar a massa e, depois, cortá-la em 7 ou 8 bocados (cilindros pequenos) iguais, que se irão dispor na forma colocando-se um ao centro e os outros à volta, de modo a que se vejam os "rolinhos encaracolados".

Levar ao forno, bastante quente. Quando o bolo começar a alourar, baixar um pouco a temperatura do forno, para que o bolo coza lentamente.
Desenformar o bolo assim que o retirar do forno.

Servir e... apreciar!!!



Receita "antiga" da Capa com Folhinhas de Receitas da minha Mãe. (Uma Capa com Folhinhas de Receitas de Angola.) Esta receita é uma das duas receitas "antigas"  de «Bolo das Rosas» que a minha Mãe tem, e foi-lhe dada pela D. Manuela, da Gabela (Cuanza Sul (Angola)).




Sem comentários:

Enviar um comentário