quarta-feira, 11 de abril de 2012

Tarte com Natas e Morangos (1)

Tarte com Chantilly e Morangos.




Ingredientes:

Para a massa/base:

200 g de farinha de trigo
125 g de margarina + margarina para untar forma
125 g de açúcar
1 colher de chá de fermento em pó
1 ovo

Para recheio:
125 g de chantilly (a)
500 g de morangos bons (b)

(a) Pode preparar o «(creme de) chantilly» com 125 g de natas e 1 colher de sopa de açúcar, ou então comprá-lo já preparado.
(b) Se se quiser pode-se colocar colocar 250 g de morangos em vez de 500 g, desde que se cortem os morangos a meio para se espalharem sobre o chantilly.


Modo de preparação:

Fazer a massa da base, assim:
  • Deitar a farinha e o fermento  sobre a mesa, ou numa tigela. Abrir uma concavidade no centro da farinha, deitando aí a margarina e o açúcar. Amassar muito bem a margarina e o açúcar. Depois juntar o ovo à margarina e ao açúcar, e voltar a amassar tudo muito bem. Finalmente, amassar bem a margarina e o fermento, envolvendo-as com a margarina, o açúcar e o ovo. Fazer uma bola com a massa.
  • Untar bem uma forma, de tarte, com margarina.
  • Colocar a bola de massa no centro da forma e começar a espalhá-la com as mãos e com as pontas dos dedos. Fazê-lo de modo a que fique com um pequeno rebordo dos lados, a toda a volta, e que a massa fique toda lisa por igual, formando uma camada mais ou menos uniforme.
  • Levar a massa a cozer em forno bem quente, durante 20 minutos. Depois de passado este tempo, retirar do forno a forma com a massa. Deixar a massa arrefecer um pouco e desenformá-la, colocando-a num prato de servir.

Preparar o recheio, assim:
  • Lavar muito bem os morangos e tirar-lhes o pé. Depois deixá-los escorrer bem.
  • Quando a massa já não estiver nada quente, espalhar o chantilly dentro da massa da base e colocar-lhe os morangos inteiros, decorando a gosto. (Ver a «Nota» abaixo.)


Nota: Caso tenha de o fazer, preparar o «(creme de ) chantilly»,assim:
  • Pôr as natas a gelar durante, pelo menos, 20 minutos.
  • Bater as natas com uma vara de arames até estarem fofas. Juntar-lhes o açúcar e continuar a bater até obter um creme espesso. Parar de bater assim que o creme estiver firme e que o desenho dos arames das varas perdure no creme.


Acabar de preparar a «Tarte com Chantilly e Morangos», assim:
  • Levar a tarte ao frigorífico durante, pelo menos, 2 horas antes de a servir e, de preferência, durante não mais de 4 horas.

Servir e... apreciar!!!

Nota: Este doce deve estar pouco tempo ao ar livre, devendo colocar-se no frigorífico.






Receita da «Tarte com Chantilly e Morangos» adaptada  das páginas 2 e 3 da «TELEculinária e doçaria» nº 122, de 10.Maio.1979, do Chefe António Silva, no 3º Volume (do número 105 ao de Natal de 79).







Sem comentários:

Enviar um comentário