sexta-feira, 27 de abril de 2012

Gelado de Morango







Este «Gelado de Morango» costuma ser... uma delícia!!!
 
 
Esta receita é para a... Cristina Marante, com quem estudei há "alguns" anos no "Liceu" (Escola Secundária de Santa Maria Maior), em Viana do Castelo, e com frequentei, há pouco tempo, uma Acção de Formação!!!

Espero que gostes!!! (Eu adoro!!!)

 
 
Esta sobremesa  tem que ser feita com, pelo menos, um dia de antecedência em relação ao dia em que é servida. "Mas" este gelado pode ficar muitos dias no congelador, antes de ser servido.
Já o doce de morangos, prefiro fazê-lo cerca de 1 hora antes de servir a sobremesa.

Ingredientes:

Para o gelado:
2 pacotes de natas (aproximadamente 2 x 200 ml = 400 ml)
1 lata de leite condensado
150 g de morangos
4 folhas de gelatina grandes (ou 6 folhas médias)
Nota: Para não ficar tão doce, porque a minha Mãe não deve comer doces, muitas vezes, faço 2 gelados idênticos com os ingredientes nas seguintes quantidades: 4 pacotes de natas, 1 lata de leite condensado, 300 g de morangos e 8 folhas de gelatina grandes (ou 12 folhas médias). Nesse caso, também duplico a quantidade dos ingredientes indicados a seguir para o doce de morango. E assim, e quase com o mesmo trabalho, ficamos com 2 gelados!!!





Para o doce de morangos:
150 g de morangos
colheres de sopa de açúcar



Modo de preparação:

1º) Preparar o creme do gelado, assim:
  • Colocar as folhas de gelatina de molho, em água fria, dentro de uma tigela pequena.
  • Colocar as natas numa tigela "grande", e batê-las muito bem.
  • Virar o leite condensado nas natas, aos poucos, mexendo sempre, e suavemente, com uma colher (de pau).
  • Escorrer bem as folhas de gelatina, e dissolvê-las em 3 colheres de sopa de água quente.
Nota: Eu quase sempre acabo por ter que levar a gelatina ao lume para a dissolver por completo, durante o tempo estritamente necessário. Gosto de colocar a água quente e as folhas de gelatina numa canequinha de metal, porque se for preciso irem ao lume não é necessário mudar de recipiente.
  • Mesmo que se tenha tido que acabar de dissolver a gelatina na água levando-a ao lume, normalmente, esta não fica muito quente. Virar a gelatina dissolvida (em água) no preparado anterior, aos pouquinhos, e mexer muito suavemente, até que o creme volte a ter um aspecto homogéneo.
  • Virar metade deste creme numa forma como as de «cheesecake» (das que abrem lateralmente e têm fundo amovível), ou num recipiente plástico, de forma cilíndrica. "Abanar" ligeiramente a forma, para que o creme de gelado forme uma camada de altura uniforme. Levar esta forma (ou o recipiente plástico) ao congelador, durante cerca de 1/2 hora.
Nota: Quando faço este gelado na versão "menos doce" que dá para 2 gelados, se estes dois gelados não forem para consumir quase de imediato, prefiro colocá-los em recipientes plásticos com tampa, porque se conservam melhor assim.
  • Lavar muito bem  150 g morangos e retirar-lhes o pé. Escorrer bem os morangos e, depois, colocá-los num copo alto, para serem liquefeitos, com ajuda de uma varinha mágica.
  • Virar este "molho" de morangos na outra metade de creme de gelado que restou, e mexer muito suavemente, até que o creme volte a ter um aspecto homogéneo. Levar este creme de gelado com morangos ao frigorífico, durante o tempo que falta para que o creme de gelado sem morangos tenha estado 30 minutos no congelador.
2º) Acabar de preparar o gelado, assim:
  • Cerca de 1/2 hora depois de ter colocado no congelador a forma (ou o recipiente plástico) que continha o creme de gelado sem morangos, e depois de ter colocado no frigorífico o creme de gelado com morangos, retirar o primeiro do congelador e o segundo do frigorífico.
  • Virar o creme de gelado com morangos dentro da forma (ou do recipiente plástico), sobre o creme de gelado sem morangos, que entretanto já deve ter começado a gelar. "Abanar" ligeiramente a forma, para que o creme de gelado com morangos forme uma camada de altura uniforme.
  • Levar a forma (ou o recipiente plástico) ao congelador durante, pelo menos, 12 horas.


3º) Preparar o doce de morangos, assim:
  • Lavar muito bem 150 g morangos e retirar-lhes o pé. Escorrer bem os morangos e, depois, colocá-los num copo alto, para serem liquefeitos, com ajuda de uma varinha mágica.
  • Virar os morangos liquefeitos num tachinho. Juntar o açúcar aos morangos, e levar o tachinho ao lume, sem que o lume esteja demasiado forte. Ir mexendo, sempre, com uma colher (de pau), até ao momento em que, ao passar a colher (de pau) pelo fundo do tachinho, se abre claramente um caminho (ou uma estrada) no doce. Nessa altura, retirar o doce do lume e deixá-lo arrefecer.

Esta fase em que se faz o doce de morangos é uma das mais agradáveis ao olfacto!!! Fica a pairar no ar um agradável aroma de doce de morangos!!!


4º) Acabar de preparar o «Gelado de Morango», assim:
  • Retirar o gelado do congelador cerca de 10 minutos antes da hora de o servir.
  • Abrir a forma e retirar-lhe a parte lateral. Colocar o gelado no prato de servir, retirando a base da forma, de modo a que a parte do gelado que tem morangos fique junto ao prato.  (Ou: Retirar o gelado do recipiente plástico e colocá-lo num prato de servir, de modo a que a parte do gelado que tem morangos fique junto ao prato.)
  • Espalhar o doce de morangos sobre a superfície do gelado que não tem morangos, com a ajuda de uma espátula ou de uma faquinha.

Esta é a fase em que esta sobremesa é mais agradável... de se ver!!! (O vermelhinho do doce de morangos sobressai muito mais agora sobre um fundo branquinho, e brilha imensamente!!!)


Servir e... apreciar!!!
(Esta é a fase em que esta sobremesa é... mais agradável... ao paladar!!!)



Receita "mais ou menos"... minha!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário