Ingredientes:
Para a base:
250 g de bolachas digestivas ou integrais.
70 g de margarina
Nota: Pode-se utilizar «bolacha Maria», ou  «bolacha torrada», ou «bolacha de aveia», etc., para fazer a base de bolacha. Eu prefiro usar manteiga, em vez de margarina.
Para completar o creme de queijo:
1 colher de chá de canela
6 folhas de gelatina grandes (ou 9 folhas médias)
6 claras de ovo
150 g de adoçante
300 g de queijo-creme
10 maracujás
 
6 folhas de gelatina grandes (ou 9 folhas médias)
6 claras de ovo
150 g de adoçante
300 g de queijo-creme
10 maracujás
Modo de preparação:
1º) Preparar a base  (de bolacha), assim:
- Triturar as bolachas, numa picadora ou com um moinho. Colocar a bolacha, depois de triturada ou moída, dentro de uma tigela "grande".
 - Colocar a margarina cortada aos pedacinhos, dentro de um tachinho ou de uma caneca de metal, e levá-la ao lume para derreter.
 - Virar a margarina derretida e a canela na bolacha e, com as mãos ir misturando a margarina à bolacha, não amassando os dois ingredientes, mas sim passando-os pelas mãos "como quem retira areia das mãos".
 - Assim que a margarina e a bolacha estiverem bem unidas, virar este preparado dentro de uma forma de cheesecake (a qual tem o fundo amovível) e espalhá-lo uniformemente pelo fundo da forma. Depois, com a palma de uma das mãos, ir pressionando ligeiramente o preparado de bolacha em direcção ao fundo da forma. Levar a forma ao frigorífico.
 
2º) Preparar o creme de queijo, assim:
- Colocar as folhas de gelatina de molho, em água fria, dentro de uma tigela "pequena".
 - Colocar as claras de ovo numa tigela "grande", e batê-las muito bem, em castelo, juntando o adoçante, aos poucos, e batendo sempre.
 - Caso este seja pouco cremoso, passar o queijo-creme por um coador, e deitá-lo no preparado anterior, aos poucos, juntamente com a polpa de 4 dos maracujás, mexendo sempre e suavemente, com uma colher (de pau).
 - Escorrer bem as folhas de gelatina, e dissolvê-las em 1 colher de sopa de água quente.
 
Nota: Eu quase sempre acabo por ter que levar a gelatina ao lume para a dissolver por completo, durante o tempo estritamente necessário. Gosto de colocar a água quente e as folhas de gelatina numa canequinha de metal, porque se for preciso irem ao lume não é necessário mudar de recipiente.
- Mesmo que se tenha tido que acabar de dissolver a gelatina na água levando-a ao lume, normalmente, esta não fica muito quente. Virar a gelatina dissolvida (em água) no preparado anterior, aos pouquinhos, e mexer muito suavemente, até que o preparado volte a ter um aspecto homogéneo.
 
3º) Acabar de preparar o «Cheesecake», assim:
- Retirar a forma do frigorífico e colocar dentro dela o creme de queijo acabado de preparar.
 - Levar a forma ao frigorífico durante, pelo menos 8 horas. (Ou, se se preferir, ao congelador.)
 
4º) Acabar de preparar o «Cheesecake de Maracujá», assim:
- Se o cheesecake ficou a solidificar no frigorífico, retirá-lo de lá cerca de 10 minutos antes da hora de o servir. Se ficou a solidificar no congelador, retirá-lo de lá cerca de 30 minutos antes da hora de o servir, e colocá-lo no frigorífico até cerca de 10 minutos antes da hora de o servir
 - Abrir a forma e retirar-lhe a parte lateral.
 - Colocar a base da forma, com o cheesecake, num prato de servir. (Se se preferir, também se pode retirar a base da forma.)
 - Espalhar a polpa dos restantes 6 maracujás sobre a superfície do cheesecake, com a ajuda de uma espátula ou de uma faquinha.
 
Servir e... apreciar!!!
Receita do «Cheesecake de Maracujá» "adaptada" a partir da da página 83 da «TeleCulinária Gold» (35º Aniversário), com 60 deliciosas receitas passo-a-passo (n.º 72), de Setembro de 2011, do Chefe António Silva.
+-+Alterada+no+Paint.jpg)
Sem comentários:
Enviar um comentário