domingo, 4 de novembro de 2012

Delícia Folhada com Ovos-Moles



Estes são uns dos meus bolinhos preferidos!!! (Na versão com cobertura de chocolate, em vez de açúcar em pó polvilhado, também são muito bons, "mas" eu prefiro as «Delícias»... nesta versão!!!)


Ingredientes:







800 g de massa folhada
1 dl de água
250 g de açúcar
15 gemas de ovos
açúcar em pó para polvilhar
farinha para polvilhar




 
Modo de preparação:

 
Preparar os ovos-moles, de preferência, com 1 dia de antecedência, assim:
 
  • Levar ao lume um tacho com a água e o açúcar, deixar ferver durante 10 minutos, retirar do lume e deixar arrefecer.
  • Juntar as gemas de ovos, ligeiramente batidas, à calda anterior, misturando bem. Levar este novo preparado ao lume, mexendo sempre, até ferver. Retirar estes ovos-moles do lume, virá-los para uma tigela, deixá-los arrefecer e, depois, guardá-los no frigorífico.


Nota: Eu acho que se pode fazer os ovos-moles no próprio dia, com umas horas de antecedência em relação ao momento em que serão aplicados no folhado.



No dia em que quer servir estas delícias:
  • Ligar o forno a 200 ºC.
  • Passar, ligeiramente, o tabuleiro do forno por água.
  • Estender a massa folhada, com um rolo da massa, em cima de uma mesa (ou de uma bancada) polvilhada com farinha, deixando-a com uma espessura grossa. Cortar rectângulos de massa folhada do tamanho que se preferir, de seguida colocá-los no tabuleiro, picar a massa com um garfo, e levar o tabuleiro ao forno durante 20 minutos.
  • Reduzir a temperatura do forno para os 170ºC e deixar lá dentro o tabuleiro durante mais 10 minutos, para que a massa fique bem seca.
  • Retirar o tabuleiro do forno, e deixar arrefecer. Depois rechear as cavidades folhadas com ovos-moles, barrando também as duas faces laterais (paralelas) maiores.
  • Polvilhar estas delícias com açúcar em pó.
 
 
 
 
 
Servir e... apreciar!!!





Receita da «Delícia folhada com ovos-moles» adaptada a partir da da página 41 da Revista «TeleCulinária Gold» (35º Aniversário) com «60 Deliciosas Sobremesas Caseiras», n.º 77, de Fevereiro de 2012, do Chefe António Silva.

Sem comentários:

Enviar um comentário