domingo, 13 de outubro de 2019

Mousse de Marcujá (da Dália, da minha irmã e... minha)

Esta é uma das minhas sobremesas com maracujá de que mais gosto!!! E é uma sobremesa que me traz recordações de algumas das "criaturinhas" que mais gostei de conhecer na minha vida, algumas das quais, felizmente, ainda a vão apreciando!!! [Também me faz lembrar uma criatura ou outra que não aprecio tanto.]

Hoje (13.Outubro.2019 (Domingo)) dedico esta receita, de um modo mais particular, à Tia Lila, que tanto adorava esta sobremesa!!! (E muitas outras!!!)

No final da manhã do passado dia 07.Outubro.2019 (2ªf), assim que vi uma saca (pequena) com maracujás, na cozinha, lembrei-me logo da Tia Lila. E resolvi fazer logo uma «Mousse de Maracujá» de que Ela gostava mu(uuuuiii)ito!!!
Há dias, antes de ela falecer (a 23.Setembro.2019 (2ªf), fiz uns gelados (3 doses grandinhas), e um deles era de maracujá. Fiz o gelado na altura, porque tinha poucos maracujás e não davam para fazer a «Mousse de Maracujá». Na altura comentamos (eu e a Tia Lila) que este Verão não houve maracujás para fazer a mousse nem uma única vez. [Mas ela nem chegou a provar os gelados... Provamos o de maracujá no domingo em que fazia 7 dias que ela "partiu".]
Só que assim que acabei de fazer a «Mousse de Maracujá» achei que havia algo que não estava igual. E depois, no jantar desse dia, quando a provamos e eu disse à minha mãe que achava que algo não estava igual na receita, a minha mãe também achou que algo estava diferente, mas não sabia o quê. [Mais tarde, nesse dia, continuei sem saber o que fiz de diferente, embora achasse que tinha a ver com as quantidades de água e/ou gelatina.] Enquanto comíamos a «Mousse de Maracujá» comentei com os meus pais porque fiz a mousse e a conversa com a Tia Lila sobre não andarmos a ter maracujás para fazer a mousse.

Mas afinal parece que a diferença não estava nas quantidades dos ingredientes, mas no modo como fiz a mistura dos dois preparados que dão lugar à sobremesa.

A  Madrinha da minha irmã (Cláudia) - a Dália - fazia uma Mousse parecida com esta. Para dizer a verdade, a dela acho que era melhor que esta. Mas eu nunca lhe cheguei a pedir a receita. Entretanto a Dália faleceu em Outubro de 2013 e ninguém cá de casa tinha a receita. Há cerca de um ano (no Verão de 2018), ou um ano e tal, perguntei a duas das noras da Dália (a Mila e a Bela) se tinham a receita da «Mousse de Maracujá» da Dália, mas nenhuma delas tinha. E perguntaram a outra nora se tinha mas parece que também não tinha. Nessa altura a minha irmã disse que tinha ideia de que levava vinte e tal maracujás, gelatina de maracujá e leite condensado. Quase de seguida experimentei, mas a gelatina de maracujá dava-lhe um tom totalmente diferente da mousse da Dália, e o sabor também. Depois lembrei-me que das primeiras vezes em que a Dália fez a «Mousse de Maracujá» dela ainda não havia gelatina de maracujá. E na vez seguinte experimentei com gelatina de ananás e a cor da "minha" «Mousse de Maracujá» ficou muito mais parecida com a da Dália, e o sabor também. O tipo e/ou marca de leite condensado que se utiliza também faz muita diferença na cor da sobremesa. Vou fazendo esta mousse com ligeiras variações no número de maracujás.

Há cerca de um ano ia fazer com gelatina de limão em vez de com gelatina de ananás, só que lá tive que fazer algo que demorou mais do que eu pensava e quando ia para juntar a gelatina ao outro preparado a gelatina já quase tinha solidificado, pelo que tive que fazer outra gelatina, e como já não tinha da de limão para fazer, fiz uma de ananás. Resultado: <Nesse dia, ficamos com uma «Gelatina de Limão» e uma «Mousse de Maracujá» (feita com gelatina de ananás).

Hoje (13.Outubro.2019 (Domingo)), pouco depois de almoçar, fiz duas doses de «Mousse de Maracujá». Uma com gelatina de limão e outra com gelatina de ananás. Assim podemos provar das duas em simultâneo e ver qual se aproxima mais do sabor original da mousse da Dália.

Eu gosto mais de fazer esta sobremesa com, pelo menos, um dia de antecedência em relação ao dia em que é servida. "Mas" se for feita bem cedo pode ser servida umas 5 horas mais tarde.



Ingredientes:


Para a gelatina:

1 embalagem com 2 pacotes de «gelatina de ananás ou de limão», da «Royal»
500 ml de água a ferver
500 ml de água fria


Para completar a mousse

"miolo" de 23 maracujás
1 lata de leite condensado magro

Nota: Hoje fiz cada dose com 23 maracujás. No passado dia 07 fiz com 21. Já tenho feito com 27 ou com 28. E não depende só do tamanho dos maracujás. Depende mais do número "que eu quero" para esse ou determinado dia.



Modo de preparação:

1º) Preparar a gelatina, assim, e de acordo com as instruções da embalagem:
  • Pôr 500 ml de água a ferver.
  • Colocar o conteúdo dos dois pacotes de gelatina dentro de uma tigela que tenha uma capacidade superior a 1 litro.
  • Assim que os 500 ml de água tiverem fervido, virar a água na tigela onde se encontra o preparado para fazer a gelatina. Mexer bem, com uma colher (de pau), até dissolver todo o preparado.
  • Juntar 500 ml de água fria ao preparado anterior e mexer bem, com a colher(de pau). Depois deixar esta gelatina arrefecer.

2º) Preparar o resto da mousse, assim:
  • Lavar os maracujás e secá-los.
  • Ir cortando cada maracujá e ir tirando o seu "miolo" com a ajuda de uma colher (das de chá), e ir colocando o "miolo" de maracujás numa tigela com uma capacidade de quase 2 litros.
  • Virar o leite condensado no "miolo" de maracujás, aos poucos, e ir mexendo com uma colher (de pau) ou com um "salazar" (espátula), até obter um preparado homogéneo.
  • Assim que a gelatina de ananás estiver tépida, ir juntando-a aos poucos ao preparado de "miolo" de maracujá e leite condensado, virando uma colher (das de servir sopa) de gelatina de cada vez e mexendo sempre com o "salazar" (espátula). E ir mexendo sempre até obter um composto homogéneo.
  • Deixar o preparado final numa taça grande ou colocá-lo em tacinhas de sobremesa.
  • Levar a taça ou as tacinhas ao frigorífico durante, pelo menos, umas 5 horas.
Nota: Eu gosto mais de colocar em taças de sobremesa pequenas.



Servir e... apreciar!!!




Receita "mais ou menos"... da Dália (madrinha da minha irmã (Cláudia)), da minha irmã (Cláudia) e... minha!!!